• Facebook
  • Instagram

Todos os direitos reservados.

© Museu da Construção 2019

Como a história pode enriquecer o diálogo do setor com a sociedade?

 

O setor da construção vem passando por transformações severas. É necessária a reflexão sobre o passado para traçar planos para o futuro. E é com este objetivo que a Aberje e a empresa associada MovimentoPro convidam para pensar e conversar, numa série de palestras, sobre a Memória da Construção e os caminhos possíveis para as novas relações com a sociedade.

 

O Museu da Construção foi idealizado pela Diretora da MovimentoPro, Maria Eugenia Guimarães e há 4 anos vem sendo moldado com o propósito de ser um repositório de histórias e gerador de conteúdo e de experiências, preservando e recontando a memória técnica e social do setor.

 

Museu é uma entidade que tem credencial para guardar e o poder de transformar do olhar da sociedade para a construção, focando agora em seus aspectos positivos, como os desafios tecnológicos e humanos que a área contempla, também as inúmeras conquistas já obtidas durante sua consolidação no Brasil.

 

Ao trazer as problemáticas da área para o grande público, é possível não só despertar maior interesse de pesquisa, desenvolvimento e investimento na área, mas também retomar sua credibilidade e valor na sociedade, resgatando os grandes nomes que compuseram sua trajetória, tantas vezes esquecidos.

 

A Aberje e a MovimentoPro também convidam para estas conversas especialistas nas áreas de memória, engenharia, arquitetura e cultura, enriquecendo os olhares e ampliando o debate.

A primeira palestra foi realizada no dia 17 de dezembro de 2018, na sede da Aberje, em parceria com o Instituto de Engenharia. Confira abaixo a programação.